Psicóloga, Mestre em Master of Arts in Applied Behavior Analysis na Florida Institute of Technology - FIT, Florida - USA. Analista do Comportamento com Certificação Internacional, (BCBA
Graduada e Mestre em Psicologia, especialista em Avaliação Psicológica, Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo e em Análise do Comportamento Aplicada.
Fonoaudiólogo, Mestre em Master of Science in Applied Behavior Analysis - ABA na TCSPP - The Chicago School of Professional Psychology (EUA)
Supervisora técnica em ABA, mentora e coordenadora de pós-graduação.
Mestre em psicologia pela Universidade Federal Delta do Parnaíba - UFDPAR.
Analista Comportamental Certificada (BCBA) e Analista Comportamental Qualificada (QBA).
Musicoterapeuta Clínica Graduada em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Mestre em Psicologia, Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental e em Neuropsicologia.
Psicóloga, Neuropsicóloga especialista em psicomotricidade relacional e Análise do comportamento Aplicada ao Autismo e DI, com Formação em Habilidades Sociais.
Graduação em Terapia Ocupacional, Certificação internacional em integração sensorial pela USC. Pós-graduanda em desenvolvimento infantil e reorganização sensorial no autismo. Supervisora e Líder da Área de Integração Sensorial do Grupo Neurokind.
Juliana é graduada em Fonoaudiologia, com aprimoramento em linguagem e formação no Método das Boquinhas.
Autista e coordenadora do Núcleo de Neurodiversidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência no Instituto Banzeiro da Amazônia.
CEO da Lótus: Comportamento e Autocompaixão, Psicólogo (CRP 16/6198).
Fonoaudióloga e Coordenadora ABA no Grupo Neurokind em Rondônia.
Psicólogo clínico, Mestre em Ciências do Comportamento Humano pela UnB.
Bacharel em Direito, pós-graduada em Direito Público e pós-graduanda em Direito Civil.
Psicóloga e Mestre em Psicologia. Especializada em Intervenção ABA, cursando Formação para o QBA.
Psicóloga, Análise do Comportamento Aplicada.
Analista do Comportamento Qualificada pela QABA, Psicóloga, Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento e Diretora Técnica do Grupo Neurokind em Rondônia.
Mestre em Análise do Comportamento Aplicada pelo Florida Institute of technology e analista do comportamento com certificação BCBA desde 2006.
Pedagoga e Especialista em Análise do Comportamento Aplicada, Idealizadora do Núcleo de Educação por Ensino Relacional no Grupo Neurokind.
Jorge Teixeira
Av. Gov. Jorge Teixeira, 2905
Liberdade – 76803-859
Porto Velho/RO
Nova Porto Velho
Rua Buenos Aires, 1646
Nova Porto Velho – 76820-138
Porto Velho/RO
Formada em Psicologia. Graduanda em Fonoaudiologia.
Mestre em Master of Arts in Applied Behavior Analysis na Florida Institute of Technology – FIT, Florida – USA.
Analista do Comportamento com Certificação Internacional, (BCBA). Pós-graduada em Distúrbios de Fala e Linguagem. Certificada internacionalmente em ABA- BCBA, QBA, Diretora Executiva do CEDIN, Diretora Educacional da ABA Learning e Embaixadora do EFL-Essential for Living no Brazil. Consultora técnica para políticas públicas. Mestre em ABA pela Florida Institute of Technology-USA e Psicóloga pela UTP.
Arlene Amorim é Graduada e Mestre em Psicologia, especialista em Avaliação Psicológica, especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo e especialista em Análise do Comportamento Aplicada.
Também fez outros cursos importantes como Segurança em Crises Agressivas. Atualmente, é Gerente de Ensino no Grupo Conduzir e se dedica a implementar OBM no contexto das empresas que fornecem serviços de saúde e educação. Além disso, tem se dedicado a estudar sobre o autismo na adolescência e na fase adulta.
Nesta palestra, exploraremos os desafios e as oportunidades que acompanham a transição para a vida adulta de pessoas com autismo. Além disso, discutiremos a importância de valorizar a independência e a autonomia, reconhecendo que o caminho para a vida adulta não precisa ser perfeito para ser bem-sucedido. Ainda, abordaremos estratégias práticas para concentrar os esforços sejam na intervenção ou no cotidiano das famílias para promover as habilidades que são exclusivamente úteis para o individual e promover resultados positivos a longo prazo.
Mestre em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) pela TCSPP – The Chicago School of Professional Psychology, EUA.
Ele é certificado internacionalmente como BCBA e QBA pela BACB e QABA boards, atuando como Analista do Comportamento. Além disso, é instrutor de gerenciamento de crises com certificação internacional em PCM. Certificado PFA e SBT Level 5. Exerce a função de Diretor Clínico no CEDIN no trabalho com pessoas entre 2 e 19 anos, embaixador do EFL no Brasil, e também é reconhecido como pesquisador, consultor e supervisor ABA.
Sobre a palestra: O desfralde de crianças autistas representa frequentemente um desafio significativo tanto para famílias quanto para profissionais, especialmente quando considerado no ambiente escolar. Devido ao atraso no desenvolvimento e às necessidades específicas dessas crianças, determinar o momento adequado para iniciar o desfralde pode ser uma tarefa complexa. Por vezes, a transição ocorre tardiamente, requer ajustes contínuos ou pode até mesmo ser considerada prematura.
Neste trabalho, exploraremos como a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) aborda essas questões no contexto escolar e no cotidiano, apresentando estratégias práticas e exemplos concretos para orientar tanto pais quanto educadores.
Daniela Mendonça é supervisora técnica em ABA, mentora, coordenadora de pós-graduação e palestrante apaixonada pelo ensino. Sua formação inclui Pedagogia, Psicopedagogia, Especialização em ABA e é Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação, ampliando sua perspectiva para outras abordagens baseadas em ABA.
Ela se mantém sempre atualizada com as práticas de ABA de vanguarda e encontra grande satisfação em criar, escrever e implementar programas e projetos inovadores para clínicas ABA.
Sua formação acadêmica é robusta: Daniela é Pedagoga e Psicopedagoga Analista do Comportamento, especialista em ABA, Mestre em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação, e graduanda em ACT (Acceptance and Commitment Therapy).
Ao longo de sua carreira, Daniela adquiriu vasta experiência profissional. Ela atua como Supervisora em ABA e é fundadora do Instituto ABA Learning e sócia fundadora da ATALEA CURSOS. Além disso, é Coordenadora de Curso e docente em cursos de Pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo. Daniela foi responsável por trazer o treinamento do currículo PEAK nível 1 e 2 para o Brasil e foi uma das responsáveis pela tradução desse protocolo para a língua portuguesa. Ela também foi responsável pela implementação de projetos e programas em clínicas de várias regiões do Brasil, com foco em alfabetização e habilidades socioemocionais aplicadas ao TEA.
Daniela possui uma formação complementar diversificada, incluindo o programa PEERS pela UCLA, o Currículo AIM de habilidades socioemocionais para pessoas neurodivergentes e o currículo PEAK-Life. Participou de cursos nível 1 e avançado do Currículo PEAK-ABA, além de protocolos de Avaliação para desenvolvimento atípico com base analítico-comportamental, como ABLA-R, AFLS, ABLS e VB-MAPP. Realizou cursos de Extensão Universitária em Atendimento Educacional Especializado, aperfeiçoamento em ABA, Ensino Estruturado para pessoas com Autismo e Educação Inclusiva. Com uma extensa carga horária em cursos e palestras com ênfase em Análise do Comportamento, Daniela também atua como palestrante em congressos com temáticas sobre Análise do Comportamento e no curso de Aprendizagem Relacional e ABA para pessoas com desenvolvimento atípico. Daniela é também Mentora em RFT E ACT aplicada ao TEA.
Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Delta do Parnaiba- UFDPAr; Graduação em Psicologia pela UESPI; especialista em Sexualidade Aplicada INPASEX; Especialista em Análise do Comportamento -Faculdade Inspirar; instrutor de mindfulness funcional. Atualmente é Sócio diretor, psicólogo clínico e supervisor da Dialogar Instituto Terapêutico de casos clínicos, com o objetivo de intervenções com crianças, adolescentes e adultos com TEA, treinamento de pais e profissionais da área.
Com formação e capacitação em diversos cursos que compõem a avaliação e intervenções em neurodiversidades aplicadas na ABA: VB-MAPP, AFLS, ABLLS, PEAK, socialy Savvy, habilidades sociais. Pesquisador do NUPRIN / UFDPar em sexualidade e Neurodiversidade com ênfase no autismo. Experiência com docência de cursos de graduação e pós-graduação de psicologia com ênfase em análise do comportamento, autismo, sexualidade, ACT e comportamento verbal; Ministra palestras, entrevistas, cursos de capacitação para avaliação VBMAPP.
Formação e Instrutor em PCM, Curso de formação PEERS, Analista do comportamento certificado- QABA # 14539
Dra. Liliane Rocha é Analista Comportamental Certificada (BCBA) e Analista Comportamental Qualificada (QBA) que trabalha com pessoas com deficiências de desenvolvimento, doenças mentais graves, pais e pessoas que buscam melhorar suas vidas há mais de 15 anos. Ela atua como membro do conselho e é o ponto de contato entre o Comitê de Padrões Internacionais (ISC) e o conselho da QABA. Seus interesses de pesquisa e prática envolvem a implementação da integração da saúde comportamental, especificamente na melhoria do atendimento às pessoas com transtornos do espectro do autismo (TEA), começando no consultório do pediatra.
Ela é membro do corpo docente do programa de Doutorado em Saúde Comportamental do Cummings Graduate Institute for Behavioral Health Studies. Como Coach Certificada, treinadora e facilitadora da ACT Matrix e Pro-social Matrix, ela usa ACT em seu trabalho ajudando indivíduos e organizações a superar conflitos e em direção a ações baseadas em valores e com propósito. Ela atua como membro do conselho e gerente da ACBS de Nova York, onde também é copresidente do comitê DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão). Publicou artigos no International Journal of Integrated Care e no Journal of Applied Behavior Analysis e apresentou-se em diversas conferências internacionais e nacionais.
Fundadora e CEO da The Behavior Web, uma organização que presta consultoria a escolas e hospitais locais, bem como consultoria internacional no Brasil, seu país natal; ela vem desenvolvendo um trabalho com foco na disseminação de uma prática de ABA ética, compassiva e consciente de questões de justiça social.
Gislene Leite Soares, Musicoterapeuta Clínica, Graduada em Música pela Universidade Federal do Rio grande do sul (UFRGS). Especialista em Musicoterapia, Pós graduada em Educação Musical, Pós graduada em História da Arte, Pós graduada em intervenção Aba para Autismo e deficiência intelectual, Escritora do livro O autismo e a difícil inclusão escolar, Formação módulo 1 no modelo de musicoterapia Plurimodal.
Atendimentos na área da saúde mental: Prevenção, reabilitação, transtorno do espectro autista TEA Transtorno de defcit de atenção imperatividade TDAH e outras deficiências.
Nesta palestra iremos abordar sobre os benefícios da Musicoterapia e sua indicação para desenvolver habilidades essências. Apresentar os efeitos siguinificativos da musicoterapia no tratamento de pessoas autistas, pontuando as evidências cientificas. Neste trabalho exploraremos como a Música age no cérebro e de que forma ela ativa várias áreas simultaneamente incluindo aquelas envolvidas na linguagem, movimento e emoção.
Psicólogo de formação. Mestrando em Psicologia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia; Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental e Neuropsicologia;
Capacitação em Treinamento de Habilidades Sociais; Atua como Psicólogo Clínico com adolescentes e jovens adultos com desenvolvimento típico e neurodivergentes no tratamento de transtornos do humor, transtornos de ansiedade e treinamento de habilidades sociais; Realiza Avaliação Neuropsicológica com ênfase no auxílio diagnóstico de transtornos do neurodesenvolvimento;
Atualmente também é professor e supervisor no curso de graduação em Psicologia, com ênfase em neuropsicologia, neurociências e terapia cognitivo comportamental. Nesta palestra serão apresentadas informações acerca de manifestações de sintomas depressivos na adolescência e suas repercussões no adolescer autista. Serão discutidos potenciais tratamentos e sua relação com as individualidades das características do Transtorno do Espectro Autista.
Juliana é graduada em Fonoaudiologia, com aprimoramento em linguagem e formação no Método das Boquinhas. Possui também formação em RTI (Resposta à Intervenção) e está atualmente se especializando em Transtornos Específicos da Aprendizagem. Além disso, é pós-graduanda em Análise do Comportamento Aplicada (ABA).
Atualmente, Juliana integra o núcleo de educação por meio da ciência ABA no Grupo Neurokind, onde contribui para o desenvolvimento e implementação de práticas educativas baseadas em evidências científicas.
Prof. Me. Kelvis Sampaio, Psicólogo clínico, atuante há 18 anos com terapia para pessoas com TEA e familiares. Mestre em Ciências do Comportamento Humano pela UnB, possui formações em protocolos do desenvolvimento ABLLS-r, VBMAPP, Portage, AFLS, PCM e PECS1. Diretor clinico na LUNA Rio. Supervisor sênior na LUNA ABA. Palestrante e professor em programas de pós-graduação, pesquisador na área de alfabetização, equivalências de estímulos, tecnologias de inclusão e desenvolvimento de pessoas com TEA.
As práticas baseadas em evidencias correspondem as práticas pedagógicas que estão alinhadas com pesquisas experimentais e aplicadas em diversos contextos de ensino. A organização de um bom currículo requer a escolha de materiais, metodologias e formas de avaliações que possam assegurar os progressos de cada aluno. Reconhecer quais praticas estão sendo destaque nas pesquisas cientificas é um grande passo para uma boa pratica inclusiva na escola.
Suzane Lima, Bacharel em Direito, pós-graduada em Direito Público e pós-graduanda em Direito Civil.
Tem cursos nas áreas de Aprimoramento em ABA para pais e aplicadores, Direitos da Pessoas com Deficiência e Mediação Escolar e Inclusão.
Sobre a palestra: Debate sobre a importância da implementação de moradia assistida, com o objetivo de romper o paradigma de isolamento social dos autistas, contribuindo para a construção gradativa da independência, por meio do protagonismo no desenvolvimento das atividades da vida diária e da interação social.
Ruhana Caliari Fabres, Psicóloga e Mestre em Psicologia.
Especializada em Intervenção ABA, cursando Formação para o QBA. Atua com avaliação comportamental e supervisão.
Sobre a palestra:
Os profissionais que atuam com ABA enfrentam muitos estressores em sua profissão, principalmente relacionados a sobrecarga de trabalho e demanda emocional intensa, fazendo com que, grande parte destes, experienciem adoecimento em virtude do trabalho. Além da exposição de dados, baseados em pesquisa realizada com psicólogos que atuam em ABA, em vários estados brasileiros, a palestra aborda alguns fatores de proteção evidenciados pela Literatura para redução dos níveis de estresse e Burnout nessa categoria profissional, entre elas, a supervisão, para desenvolvimento de habilidades e acolhimento de dificuldades experienciadas.
Nesta palestra iremos discutir como a resistência social de explorar as diversas formas de comunicação prejudica o desenvolvimento de pessoas autistas. A tentativa de padronizar a comunicação verbal apenas com a vocalização tem se constituído uma das maiores barreiras para aprendizagem dessas pessoas. Diante desse contexto, é necessário buscar intervenções que sejam centradas na pessoa, respeitando a diversidade humana e baseada em evidências cientificas.
A Análise do Comportamento Verbal é uma subárea da ABA, que propõe intervenções ambientais para promover repertórios verbais baseados na sua função e não na sua forma, ampliando assim as possibilidades individuais e culturais de comunicação.
A mudança no discurso sobre comportamentos em ambiente escolar é crucial para promover uma educação inclusiva. Em vez de rotular certas ações como “comportamento-problema”, é essencial reconhecer esses comportamentos como necessários e significativos para alguns alunos. Isso destaca a necessidade de adaptações curriculares que atendam às diversas necessidades dos que estudantes, promovendo um ambiente de de aprendizado mais equitativo e compreensivo.
Nesta palestra, Tércia Marília vai abordar algumas estratégias de prevenção em ambiente escolar visando reduzir o estresse dos professores e alunos autistas na sala de aula.
Valeria Parejo é Mestre em Análise do Comportamento Aplicada pelo Florida Institute of Technology e analista do comportamento com certificação BCBA desde 2006. Ela obteve a certificação QBA em 2020. Ela é Doutoranda em Saúde Comportamental Integrada pelo Cummings Graduate Institute for Behavioral Health Studies.
Valeria tem mais de 20 anos de experiência em análise do comportamento, atuando em várias áreas como analista, diretora clínica, avaliadora organizacional, presidente de comitê de ética, e instrutora em cursos preparatórios em inglês e português. No mundo clínico de especialistas de várias áreas da saúde e educação, o diagnóstico de autismo é caracterizado pelo que falta: dificuldades de comunicação, déficits de interação social, e comportamentos restritos. Essa visão acaba enfatizando problemas e influencia profissionais a oferecerem serviços para preencher as lacunas.
Ao aceitar uma lógica de produtividade a todo custo em nosso atendimento em vez de sermos guiadas pela busca do bem estar e qualidade de vida de nossas pacientes, caimos numa armadilha capacitismo. Esta palestra convida à reflexão sobre como boas intenções programáticas podem contribuir para um atendimento capacitista e o que podemos fazer para evitar essa situação.
Vitória Oliveira é Pedagoga, Pós Graduada em ABA, com formação em ACT – Treino de Aceitação e Compromisso, Tratamento baseado em habilidades e é Praticante PCM em Nível 2. Cursa formação para se tornar QASP-S em fase final. Vitória foi a responsável por realizar um grande sonho dos pais das nossas crianças na Neurokind, fundou e supervisiona o núcleo de ensino e alfabetização por meio de RFT do Grupo Neurokind. Nesta palestra, Vitória explicará porque um aluno somente aprende se entendermos muito bem sobre os componentes de compaixão, assentimento e se os ensinos forem trabalhados divertidamente.
Abordaremos formas de ensino que integram compaixão, consentimento e respeito, transformando o aprendizado em uma experiência envolvente e divertida. Discutiremos como esses elementos são fundamentais para promover um ambiente educacional inclusivo e eficaz, que valorize e celebre as diferenças