CRONOGRAMA

SÁBADO | 24 DE AGOSTO

Manhã

07h30 | Credenciamento

 

08h – 08h30 | Abertura Oficial

 

08h30 – 09h20 | Henrique Souza

Depressão em Crianças e Adolescentes Autistas: Compreendendo e proporcionando suporte.

 

09h30 – 10h20 | Kelvis Sampaio

Contribuições das práticas baseadas em evidencias para o planejamento curricular de alunos com TEA.

 

10h30 – 11h20 | Liliane Rocha

O Burnout autista: masking e neurodivergencia.

 

11h30 – 12h20 | Arlene Amorim

Transição para a vida adulta: independência é mais importante que perfeição.

12h20 - 13h30 | Intervalo para almoço

Tarde

13h30 – 14h30 | Amanda Bueno

Essential for living: a importancia do curriculo funcional no plano de ensino individualizado.

 

14h30 – 15h20 | Talyta Soares

Verbal não significa vocal: as contribuições da análise do comportamento verbal para o desenvolvimento da comunicação de pessoas autistas.

 

15h30 – 16h20 | Valeria Parejo

O direito de errar e de ser ocioso: a nova fronteira anticapacitista.

16h20 - 16h40 | Intervalo

16h45 – 17h35 | Daiton Martins

Desfralde de crianças autistas no contexto escolar: como aba pode ajudar?

 

17h35 – 18h25 | Lucas Polezi

Na aquarela também cabe o autocuidado? Autocompaixão para professoras(es) de pessoas autistas.

 

18h30 – 19h20 | Danilo de Sá

Sexualidade no autismo: aspectos clínicos e sociais na adolescência.

 

19h20 – 20h30 | Vitória Oliveira

A importancia de respeitar a individualidade e ensinar com compaixão, assentimento, respeito e de forma divertida.

20h30 | ENCERRAMENTO 1º DIA

DOMINGO | 25 DE AGOSTO

MANHÃ

08h – 08h40 | Gislene Soares

Aprendizagem por meio de musicoterapia: quais beneficios e evidencias cientificas.

 

08h40 – 09h20 | Mariana Rique

Comunicação alternativa e aumentativa: empoderando vozes silenciadas de adolescentes autistas.

 

09h30 – 10h20 | Janaina Sampaio

Habilidades socioemocionais: promovendo competencias para a construção de relações de amizade.

 

10h30 – 11h20 | Ruhana Fabres

Burnout em profissionais aba.

 

11h30 – 12h20 | Suzane Lima

Moradia assistida e integração social para adultos com transtorno do espectro autista (tea).

12h30 - 13h30 | Intervalo para almoço

TARDE

13h30 – 14h20 – Júlia Barbosa

Integração sensorial e o desempenho escolar: da identificação das sobrecargas sensoriais a criação de ambientes adaptativos.

 

14h30 – 15h20 | Daniela Mendonça

Teoria das molduras relacionais-rft na educação: potencializando a aprendizagem de linguagem e cognição em alunos autistas.

 

15h30 – 16h20 | Juliana Hernandez

Diagnóstico tardio: desafios enfrentados pelos autistas no trabalho.

 

16h30 – 17h20 | Juliana Gregori

Como a linguagem oral impacta no desenvolvimento da linguagem escrita e leitura explorando os aspectos linguisticos.

17h20 - 17h40 | Intervalo

17h40 – 18h | Banner’s Trabalhos

Apresentação de trabalhos selecionados.

 

18h10 – 19h | Tércia Brasil

A mudança começa pelo discurso: comportamento-problema ou comportamento necessários em ambiente escolar?

19h | ENCERRAMENTO 2º DIA

baixe o pdf do cronograma

patrocinadores

Arlene Amorim

Arlene Amorim é Graduada e Mestre em Psicologia, especialista em Avaliação Psicológica, especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo e especialista em Análise do Comportamento Aplicada.

Também fez outros cursos importantes como Segurança em Crises Agressivas. Atualmente, é Gerente de Ensino no Grupo Conduzir e se dedica a implementar OBM no contexto das empresas que fornecem serviços de saúde e educação. Além disso, tem se dedicado a estudar sobre o autismo na adolescência e na fase adulta.

Nesta palestra, exploraremos os desafios e as oportunidades que acompanham a transição para a vida adulta de pessoas com autismo. Além disso, discutiremos a importância de valorizar a independência e a autonomia, reconhecendo que o caminho para a vida adulta não precisa ser perfeito para ser bem-sucedido. Ainda, abordaremos estratégias práticas para concentrar os esforços sejam na intervenção ou no cotidiano das famílias para promover as habilidades que são exclusivamente úteis para o individual e promover resultados positivos a longo prazo.