Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u831929290/domains/neurokind.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u831929290/domains/neurokind.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Cronograma - Grupo Neurokind

CRONOGRAMA

SÁBADO | 24 DE AGOSTO

Manhã

07h30 | Credenciamento

 

08h – 08h30 | Abertura Oficial

 

08h30 – 09h20 | Henrique Souza

Depressão em Crianças e Adolescentes Autistas: Compreendendo e proporcionando suporte.

 

09h30 – 10h20 | Kelvis Sampaio

Contribuições das práticas baseadas em evidencias para o planejamento curricular de alunos com TEA.

 

10h30 – 11h20 | Liliane Rocha

O Burnout autista: masking e neurodivergencia.

 

11h30 – 12h20 | Arlene Amorim

Transição para a vida adulta: independência é mais importante que perfeição.

12h20 - 13h30 | Intervalo para almoço

Tarde

13h30 – 14h30 | Amanda Bueno

Essential for living: a importancia do curriculo funcional no plano de ensino individualizado.

 

14h30 – 15h20 | Talyta Soares

Verbal não significa vocal: as contribuições da análise do comportamento verbal para o desenvolvimento da comunicação de pessoas autistas.

 

15h30 – 16h20 | Valeria Parejo

O direito de errar e de ser ocioso: a nova fronteira anticapacitista.

16h20 - 16h40 | Intervalo

16h45 – 17h35 | Daiton Martins

Desfralde de crianças autistas no contexto escolar: como aba pode ajudar?

 

17h35 – 18h25 | Lucas Polezi

Na aquarela também cabe o autocuidado? Autocompaixão para professoras(es) de pessoas autistas.

 

18h30 – 19h20 | Danilo de Sá

Sexualidade no autismo: aspectos clínicos e sociais na adolescência.

 

19h20 – 20h30 | Vitória Oliveira

A importancia de respeitar a individualidade e ensinar com compaixão, assentimento, respeito e de forma divertida.

20h30 | ENCERRAMENTO 1º DIA

DOMINGO | 25 DE AGOSTO

MANHÃ

08h – 08h40 | Gislene Soares

Aprendizagem por meio de musicoterapia: quais beneficios e evidencias cientificas.

 

08h40 – 09h20 | Mariana Rique

Comunicação alternativa e aumentativa: empoderando vozes silenciadas de adolescentes autistas.

 

09h30 – 10h20 | Janaina Sampaio

Habilidades socioemocionais: promovendo competencias para a construção de relações de amizade.

 

10h30 – 11h20 | Ruhana Fabres

Burnout em profissionais aba.

 

11h30 – 12h20 | Suzane Lima

Moradia assistida e integração social para adultos com transtorno do espectro autista (tea).

12h30 - 13h30 | Intervalo para almoço

TARDE

13h30 – 14h20 – Júlia Barbosa

Integração sensorial e o desempenho escolar: da identificação das sobrecargas sensoriais a criação de ambientes adaptativos.

 

14h30 – 15h20 | Daniela Mendonça

Teoria das molduras relacionais-rft na educação: potencializando a aprendizagem de linguagem e cognição em alunos autistas.

 

15h30 – 16h20 | Juliana Hernandez

Diagnóstico tardio: desafios enfrentados pelos autistas no trabalho.

 

16h30 – 17h20 | Juliana Gregori

Como a linguagem oral impacta no desenvolvimento da linguagem escrita e leitura explorando os aspectos linguisticos.

17h20 - 17h40 | Intervalo

17h40 – 18h | Banner’s Trabalhos

Apresentação de trabalhos selecionados.

 

18h10 – 19h | Tércia Brasil

A mudança começa pelo discurso: comportamento-problema ou comportamento necessários em ambiente escolar?

19h | ENCERRAMENTO 2º DIA

baixe o pdf do cronograma

patrocinadores

Arlene Amorim

Arlene Amorim é Graduada e Mestre em Psicologia, especialista em Avaliação Psicológica, especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo e especialista em Análise do Comportamento Aplicada.

Também fez outros cursos importantes como Segurança em Crises Agressivas. Atualmente, é Gerente de Ensino no Grupo Conduzir e se dedica a implementar OBM no contexto das empresas que fornecem serviços de saúde e educação. Além disso, tem se dedicado a estudar sobre o autismo na adolescência e na fase adulta.

Nesta palestra, exploraremos os desafios e as oportunidades que acompanham a transição para a vida adulta de pessoas com autismo. Além disso, discutiremos a importância de valorizar a independência e a autonomia, reconhecendo que o caminho para a vida adulta não precisa ser perfeito para ser bem-sucedido. Ainda, abordaremos estratégias práticas para concentrar os esforços sejam na intervenção ou no cotidiano das famílias para promover as habilidades que são exclusivamente úteis para o individual e promover resultados positivos a longo prazo.