O autismo afeta quase sempre a interação social da criança e isso acaba por atrasar o processo de desenvolvimento geral da criança. Há uma diminuição nas oportunidades de aprendizagem já que criança normalmente não inicia interações sociais, tem pouco contato social e perde hora a hora a oportunidade de aprender novas habilidades, afetando todos os envolvidos em sua rotina.
O Modelo Precoce de Denver é uma terapia comportamental baseada em evidências científicas, que busca aumentar as oportunidades de aprendizagem a partir das interações sociais com outras pessoas, através do apoio, da recompensa e do seguimento do interesse da criança. Enfatiza o desenvolvimento da comunicação verbal e não-verbal, parceria com a família e aumento das capacidades cognitivas através de brincadeiras realizadas em rotinas de jogo interativo.
Modelo de Terapia indicado para crianças com autismo ou atrasos no desenvolvimento (o mais comum deles é o atraso na fala), normalmente crianças que apresentam dificuldades/demora em adquirir competências de comunicação verbal e não verbal, possuem interesses restritos, comportamentos/movimentos repetitivos, falta de interesse por brinquedos, o que os faz quebrar e jogar os objetos, falhas na interação social, contato visual, problemas comportamentais como autoagressão, agressão aos outros, crises de choro que se parece com birras, dentre outros comportamentos difíceis e que causam prejuízos na vida diária das próprias crianças e dos que estão ao seu redor.
O ESDM é um programa indicado para início precoce, indicado a partir dos 12 meses (1 ano), recomendamos começar o tratamento até os 36 meses (3 anos) e finalizar o uso deste modelo até os 48 meses (4 anos).
Se a criança já tiver completado idade superior a 36 meses (3 anos), sugerimos o trabalho diretamente pela Ciência ABA.
Alguns componentes responsáveis pelo sucesso nas terapias comportamentais são: a ciência correta aplicada fielmente, o tempo semanal de terapia sugerido aplicado corretamente e a precocidade (nunca inferior a 10 horas por semana), ou seja, quanto mais nova for a criança, são maiores as possibilidades de criação de novas rotas neuronais, responsáveis pela aquisição e reabilitação das funções e habilidades em atraso.
Algumas crianças após um tempo de atendimento pelo ESDM/DENVER atendendo a todos os componentes acima citados requerem que façamos uma “Árvore de Decisões”, pois podem não apresentar melhoras conforme o esperado, e diante disso, o analista responsável precisa encontrar novas soluções junto às famílias para oferecer um programa que melhor se enquadre às necessidades clínicas da criança.
Nenhuma terapia serve para todos, é importante que o analista do comportamento possa trabalhar possibilidades, por isso, a capacidade técnica e o acompanhamento frequente é fundamental.
O programa ESDM é administrado e supervisionado por terapeutas certificados com treinamento avançado, pós-graduação lato sensu em e stricto sensu na área, trabalhando em uma equipe multidisciplinar.
Como o desenvolvimento infantil é único e ocorre conjuntamente em todas as áreas da vida da criança, um terapeuta sozinho não será capaz de orientar um programa completo de desenvolvimento.
Nossa equipe está em uma posição única no estado de Rondônia e toda a região norte do país para fornecer esse especialista e suporte individualizado seja presencialmente ou remotamente.
Como posso matricular meu filho no programa?
1
Primeira consulta para conhecer a família e realizar a admissão
1h de dedicação exclusiva
2
Avaliação da Criança e Devolutiva à Família
10h de dedicação exclusiva
3
Criação Plano de Intervenção Terapêutico
24h de dedicação exclusiva
4
Treinamento Teórico para os Familiares e Assistente Terapêutico
10h de dedicação exclusiva
5
Treinamento Prático do Assistente Terapêutico
20h de dedicação exclusiva
6
Supervisões Semanais
4h de dedicação exclusiva por mês, 1h por semana
7
Reavaliação Trimestral da Criança e Devolutiva à Família
10h de dedicação exclusiva