A Integração Sensorial é uma técnica criada pela terapeuta ocupacional Jean Ayres.
Serve para organizar as informações do cérebro de modo a organizar as sensações do corpo em relação ao ambiente em que exposto.
A integração trata de organizar as informações sensoriais que entram por diversos canais sensoriais e relacioná-las entre si para que possamos emitir respostas adaptativas ao ambiente (auditivo, tátil, vestibular, proprioceptivo, gustativo, visual e olfativo)
É indicado para todas as idades, para todos que apresentarem disfunções sensoriais. Aqui na Neurokind, atendemos apenas crianças e adolescentes na integração sensorial.
Indicadores de disfunção de integração sensorial:
- Escolher sempre os mesmos brinquedos, preferencialmente aqueles que têm um papel claro e bem definido;
- Passar de uma atividade a outra com frequência, não concluindo essas atividades;
- Ser desajeitado e esbarrar em tudo que encontra;
- Ter dificuldade de pegar uma bola ao ser jogada, não antecipando o movimento;
- Preferir muitas vezes atividades mais sedentárias;
- Apresentar dificuldades na alimentação, vestuário e higiene pessoal;
- Apresentar dificuldade na imitação;
- Evitar situações novas, frustrar-se facilmente;
- Preferir seguir rotinas;
- Dificuldade em julgar a força necessária para tocar uma pessoa ou um objeto;
- Apresentar incômodo ao cortar as unhas e cabelo;
- Incomodar-se com etiquetas nas roupas;
- Incomodar-se com um simples carinho, reagindo agressivamente, parecendo ansioso ou tocando objetos e pessoas excessivamente;
- Não anda descalço ou adora andar descalço principalmente na areia ou grama;
- Chora quando toma banho no chuveiro ou adora tomar banho no chuveiro;
- Evita o toque e está sempre distante das pessoas ouquando tocado não percebe o toque;
- A alimentação é seletiva, escolhe alimentos com base na mesma textura ou consistência ou adora comer alimentos com texturas variadas, crocante e/ ou apimentados;
- Escovar os dentes parece muito sofrido;
- Barulho de geladeira, liquidificador e ventiladores incomodam, muitas vezes dificultando sua atenção nos ambientes;
- Evita parquinho (gira-gira, balanços, escorregador) ou adora parquinho e procura muita intensidade nesses brinquedos;
- Não gosta de permanecer em filas;
- Evita sujar-se, não gosta de brincadeiras que envolvem pintura, argila ou suja-se nas brincadeiras e não demonstra qualquer incômodo; não percebe que está sujo;
- Morde-se ou morde o outro;
- Parece ter prazer em cair;
- Parece não ter saciedade ou não sentir fome;
- Parece não ouvir e adora música alta;
- Atraso na fala, na linguagem, nas habilidades motoras ou nas aquisições escolares;
Os objetivos vão variar de acordo com o tipo de disfunção que o paciente apresentar. Isso é possível saber a partir de uma avaliação inicial, que normalmente é repetida semestralmente.
Teremos metas gerais e objetivos para realização do processo.
Somente o Terapeuta Ocupacional é autorizado a realizar integração sensorial.
Ele precisa estar capacitado para tal através de cursos específicos e experiência na área.
- Pessoas no Espectro do Autismo
- Disfunções neurológicas (Paralisia Cerebral, Patologias Motoras, etc)
- Traumatismo craniano
- Sindromes Genéticas
- Outros
Como posso matricular meu filho no programa?
1
Primeira consulta para conhecer a família
1h de dedicação exclusiva
2
Avaliação da Criança e Devolutiva à Família
4h de dedicação exclusiva
3
Criação Plano de Intervenção Terapêutico
24h de dedicação exclusiva
4
Terapias Semanais
1h de dedicação exclusiva por cada sessão.
A quantidade de sessões depende da avaliação.