Muitos pais ainda têm dúvida sobre qual a idade ideal para levar os pequenos em uma consulta fonoaudiológica, se perguntando muitas vezes se não é “cedo demais”.
Para esclarecer algumas questões, vale lembrar que o campo de estudo da Fonoaudiologia vai além do estudo da fala, como é amplamente divulgado, e contempla também todos os elementos da comunicação humana, que estão presentes na vida das crianças antes mesmo deles aprenderem as primeiras palavras.
Quando somos criança, principalmente nos 5 primeiros anos de vida, a nossa capacidade de aprender e se adaptar é maior, devido a chamada NEUROPLASTICIDADE do cérebro. Isto é, a capacidade que cérebro tem de aprender, se adaptar e se moldar quando exposto a novas experiências. Por isso, o diagnóstico PRECOCE aumenta as chances de sucesso do tratamento e dos estímulos, e torna o processo mais fácil na primeira infância, um período mais suscetível para a aquisição e desenvolvimento da linguagem e comunicação.
Quanto mais cedo procurar, melhor será.
Cada criança carrega consigo um universo inteiro de possibilidades. Cada uma com suas particularidades e limitações, elas vão crescendo e aprendendo no seu próprio ritmo a explorar o mundo. Cabe aos fonoaudiólogos possibilitar que cada uma delas tenha o poder de estabelecer essas conexões, se comunicar, e compreender o mundo que a rodeia, juntamente com a família.