Baseada numa visão holística do ser humano, a psicomotricidade encara de forma integrada as funções cognitivas, sócio-emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, promovendo a capacidade de ser e agir num contexto psicossocial. A psicomotricidade possui as linhas de atuação educativa, reeducativa, terapêutica, relacional, aquática e ramain.
- Induzir a capacidade de percepção por meio do conhecimento dos movimentos e da resposta corporal;
- Motivar as crianças na descoberta de suas expressões, além de impulsionar a ação criativa e da emoção;
- Estabelecer a consciência e o respeito ao espaço de outras pessoas;
- Estimular a coordenação motora de acordo com o objetivo desejado da criança; coordenação motora fina e grossa;
- Reforçar a valorização da autoestima e da identidade própria;
- Desenvolver a capacidade sensorial em relação ao ambiente externo;
- Induzir a confiança em si mesma (na criança);
- Trabalhar a comunicação para a interação social;
- Trabalhar a consciência corporal;
- Entender o que é e como utilizar o lado esquerdo e direito;
- Promover noção de tempo e espaço.
Não necessariamente. No decorrer da infância, o pequeno desenvolve seus movimentos aliados à noção sensorial, afetiva e intelectual. O aspecto cognitivo é crucial nesse processo. Enquanto muitos já desempenham tudo isso de forma natural, outros devem promover tais práticas por meio de estímulos. Em crianças com alterações neuromotoras, como Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, TEA, TDH, esse trabalho é de grande importância.