É um processo desenvolvido por uma equipe multiprofissional para auxiliar no desenvolvimento de lactentes com atraso e com incapacidades, além de auxiliar nas necessidades de seus familiares.
A estimulação precoce é indicada para crianças do nascimento até os 3 anos de idade sob situação de risco de apresentar atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. São consideradas condições de risco os bebês nascidos prematuramente, com baixo peso ao nascer, com malformações congênitas ou na presença de infecções maternas.
A intervenção precoce deve ser realizada antes que se detectem as atipicidades no desenvolvimento na criança, ou seja, antes que as manifestações clínicas próprias das afecções estejam evidentes nas funções e nas estruturas do corpo (por exemplo, alteração de tônus, dos ligamentos e músculos) e nas atividades, como das cordenações motoras.
Após avaliação, o paciente receberá o tempo específico de terapia e os recursos a serem utilizados, como manuseios pelo Conceito neuroevolutivo Bobath para Bebês, roupas terapêuticas, instruções para a família e brinquedos educativos buscando promover o neurodesenvolvimento adequado.

Quem cuida

Arlene Amorim

Arlene Amorim é Graduada e Mestre em Psicologia, especialista em Avaliação Psicológica, especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo e especialista em Análise do Comportamento Aplicada.

Também fez outros cursos importantes como Segurança em Crises Agressivas. Atualmente, é Gerente de Ensino no Grupo Conduzir e se dedica a implementar OBM no contexto das empresas que fornecem serviços de saúde e educação. Além disso, tem se dedicado a estudar sobre o autismo na adolescência e na fase adulta.

Nesta palestra, exploraremos os desafios e as oportunidades que acompanham a transição para a vida adulta de pessoas com autismo. Além disso, discutiremos a importância de valorizar a independência e a autonomia, reconhecendo que o caminho para a vida adulta não precisa ser perfeito para ser bem-sucedido. Ainda, abordaremos estratégias práticas para concentrar os esforços sejam na intervenção ou no cotidiano das famílias para promover as habilidades que são exclusivamente úteis para o individual e promover resultados positivos a longo prazo.