Para identificar precocemente alterações neuromotras, bem como acompanhar e encaminhar para programa de intervenção precoce os bebês que sofreram alguma lesão no período gestacional ou de parto, haja vista que o risco de atraso no desenvolvimento motor é maior neste grupo. A identificação precoce de alterações neuromotoras otimiza o início da reabilitação de forma adequada.
Todos os bebês devem passar por avaliação para acompanhamento durante o seu desenvolvimento, em especial aqueles bebês que passaram por internação na UTI por longos períodos, teve idade gestacional inferior a 33 semanas ao nascimento ou peso igual/inferior a 1.500g ao nascimento, pois as chances de desenvolvimento desfavorável em médio e longo prazo aumentam nesse grupo.
São utilizadas escalas de avaliação com maior evidência científica para bons valores preditivos para detecção de alterações neuromotoras antes dos 5 meses de idade, são elas a Escala GMA (general Movimentes Assessment) e a Escala HINE (Hammersmith Infant Neurological Examination). Após os 5 meses o bebê continua sendo acompanhado pela HINE e pela Escala AIMS (Alberta Infant Motor Scale).