Para identificar precocemente alterações neuromotras, bem como acompanhar e encaminhar para programa de intervenção precoce os bebês que sofreram alguma lesão no período gestacional ou de parto, haja vista que o risco de atraso no desenvolvimento motor é maior neste grupo. A identificação precoce de alterações neuromotoras otimiza o início da reabilitação de forma adequada.
Todos os bebês devem passar por avaliação para acompanhamento durante o seu desenvolvimento, em especial aqueles bebês que passaram por internação na UTI por longos períodos, teve idade gestacional inferior a 33 semanas ao nascimento ou peso igual/inferior a 1.500g ao nascimento, pois as chances de desenvolvimento desfavorável em médio e longo prazo aumentam nesse grupo.
São utilizadas escalas de avaliação com maior evidência científica para bons valores preditivos para detecção de alterações neuromotoras antes dos 5 meses de idade, são elas a Escala GMA (general Movimentes Assessment) e a Escala HINE (Hammersmith Infant Neurological Examination). Após os 5 meses o bebê continua sendo acompanhado pela HINE e pela Escala AIMS (Alberta Infant Motor Scale).

Quem cuida

Arlene Amorim

Arlene Amorim é Graduada e Mestre em Psicologia, especialista em Avaliação Psicológica, especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo e especialista em Análise do Comportamento Aplicada.

Também fez outros cursos importantes como Segurança em Crises Agressivas. Atualmente, é Gerente de Ensino no Grupo Conduzir e se dedica a implementar OBM no contexto das empresas que fornecem serviços de saúde e educação. Além disso, tem se dedicado a estudar sobre o autismo na adolescência e na fase adulta.

Nesta palestra, exploraremos os desafios e as oportunidades que acompanham a transição para a vida adulta de pessoas com autismo. Além disso, discutiremos a importância de valorizar a independência e a autonomia, reconhecendo que o caminho para a vida adulta não precisa ser perfeito para ser bem-sucedido. Ainda, abordaremos estratégias práticas para concentrar os esforços sejam na intervenção ou no cotidiano das famílias para promover as habilidades que são exclusivamente úteis para o individual e promover resultados positivos a longo prazo.